domingo, 25 de outubro de 2009

Dicas para montar hortaliças e temperos em casa

Se a idéia é cultivar hortaliças e temperos em casa, a escolha do local e das espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e o cuidado com as pragas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde. Veja as dicas


4 - Folhas mais aromáticas


Nem pense em manter vivas as flores do manjericão – isso, se quiser consumir folhas cheirosas. As inflorescências roubam todo o aroma das folhas. Conselho: pode-as com freqüência.
 
 

5 - Cozinha experimental


Quando eleger as ervas e os temperos para a sua horta, aposte em algumas espécies diferentes. Além do sabor novo, seus pratos ganharão no visual. Uma salada com hortelã variegada (abaixo), cujas folhas mesclam mais de uma cor, vai dar o que falar.



6 - Luz dosada


Um local adequado para se ter uma horta proporciona, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Embora a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido para não comprometer o desenvolvimento de outras espécies.

7 - Drenagem fácil


Um vaso com boa drenagem exclui um dos problemas fatais para as ervas e os temperos: o apodrecimento da raiz.


Na hora de plantar a espécie eleita, a sugestão é


valer-se de um vaso impermeabilizado e com furo

no fundo, terra adubada, argila expandida e areia.

Por fim, tire a espécie da embalagem plástica, centralize-a no vaso e complete com terra. Regue-a para assentá-la e, se preciso, acrescente mais terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário